As vitaminas são substâncias reguladoras de origem orgânica muito importantes para a saúde, pelo fato de serem essenciais para as reações metabólicas celulares e necessárias para o crescimento normal. Elas devem fazer parte da nossa alimentação -através de frutas, verduras, legumes - no dia-a-dia(em quantidades adequadas), pois não são produzidas pelo nosso organismo.
Existem dois tipos de vitaminas: as lipossolúveis, solúveis em lipídios(gorduras), como as vitaminas A, D, E e K, e as hidrossolúveis, solúveis em água, como a vitamina C e as dos complexo B.
A carência de vitaminas na dieta produz doenças graves, as avitaminoses, como o raquitismo, a cegueira noturna, a pelagra, diversas alterações no processo de coagulação do sangue e a esterilidade.
Porém, assim como outras substâncias, não devem ser ingeridas em excesso, pois poderá causar uma doença denominada hipervitaminose, como por exemplo, os cálculos renais, hipercalcemia, anemia hemolítica, entre outras.
É importante ressaltar que o indivíduo que possui uma alimentação variada , tem uma probabilidade muito pequena de desenvolver uma deficiência desses nutrientes. Contudo, aqueles que seguem dietas muito restritivas podem não ingerir uma quantidade suficiente desses compostos orgânicos. Os humanos precisam de 13 vitaminas diferentes.
Perfeito!
ResponderExcluir