domingo, 10 de outubro de 2010

O consumo de Vitaminas no Brasil

A culinária brasileira é muito rica, principalmente pelo fato de possuirmos solos férteis que produzem diversos tipos de alimentos para satisfazer o paladar do brasileiro. Porém, mesmo com tanta diversidade, a alimentação diária da população no Brasil contém pouquíssimos nutrientes.
    Estudos feitos com o intuito de averiguar a quantidade de alimentos essenciais para a saúde consumida pelos brasileiros comprovam a carência deles na alimentação diária. Segundo uma pesquisa realizada em todo o Brasil, por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Universidade de São Paulo (USP), há vitaminas importantíssimas para o organismo que são ingeridas em quantidade insuficiente por 99% da população.
    As principais vitaminas que estão faltando no prato brasileiro são: a vitamina A (50% em falta), C(80%), D, e K(81%) cujas ausências podem trazer sérias doenças, como câncer, diabete, osteoporose, doenças cardiovasculares, entre outras. Só para ter uma idéia do quão é alarmante esses números, a vitamina D, por exemplo, deve ser ingerida em 10 microgramas por dia, porém na maior parte do país, o consumo é, no máximo, de 1,9 microgramas.
    É importante ressaltar que 2420 pessoas de todas as regiões e classes do país, com mais de 40 anos, foram entrevistadas para a realização desta pesquisa, o que comprova que os dados estatísticos resultantes desse estudo não dependem do poder aquisitivo, mas apenas no hábito alimentar de cada um, e uma prova, é claro, de que é necessário optar por uma alimentação rica, principalmente em vitaminas, no cardápio do dia-a-dia.




                                                                                                Por Fabiana Lôbo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário