sábado, 23 de outubro de 2010

Avitaminose X Hipervitaminose

AVITAMINOSE:
   A avitaminose é causada pela carência de vitaminas. É capaz de gerar várias doenças, de acordo com a vitamina que falta ao indivíduo. Ela pode ocorrer não apenas pelo fato de a pessoa não se alimentar corretamente, mas também pelo fato de ela ter uma má absorção do intestino, que pode ser tanto localizada (como é nos casos em que há um déficit no ílio intestinal) quanto generalizada (como nos casos de alcoolismo e gastrite crônica).
   Existem muitas doenças que podem ser originadas pela carência de vitaminas. Uma delas é a xeroftalmia, que é causada pela ausência de vitamina A, e deixa os olhos do indivíduo secos. As doenças beribéri (tremedeiras), pelagra (rigidez e descamação da pele) e a anemia perniciosa (resistente ao tratamento com ferro) são causadas, respectivamente, pela carência das vitaminas B1, B3 e B12; o escorbuto é causado pela insuficiência de vitamina C; o raquitismo infantil é ocorrido pela escassez de vitamina D e assim por diante. Outras doenças como cegueira noturna e hemorragia também podem ser causadas pela falta de vitaminas no organismo.

HIPERVITAMINOSE:
   A hipervitaminose, ao contrário da avitaminose, é causada pelo excesso de vitaminas e é capaz de levar a um quadro de intoxicação. O indivíduo que ingerir grandes quantidades de vitaminas, dependendo de qual seja, pode contrair diversas doenças, como é o caso da hipervitaminose A, que é, como o próprio nome já indica, o excesso de vitamina A, e causa pele ressecada, áspera e descamativa, fissuras labiais, ceratose folicular, dores ósseas e nas articulações, cefaléia, tonturas, náuseas, queda dos cabelos, lesões no fígado e parada do crescimento. A hipervitaminose B, que é causada pelo excesso de vitamina B, causa reações alérgicas e alterações esplênicas quando há demasia de vitamina B12 e vasodilatação periférica, queda na freqüência respiratória e convulsões se houver demasia de vitamina B1; a hipervitaminose D, causada pelo excesso de vitamina D, pode causar graves danos aos ossos e uma certa fragilidade dos tecidos e dos rins, além de um grande aumento de cálcio no sangue, o qual é retirado dos ossos e levado para a corrente sanguínea.
    Já a vitamina K e a vitamina C não apresentam problemas em relação a sua ingestão. Estas não apresentam efeitos tóxicos e quando tomadas em excesso por indivíduos saudáveis, podem no máximo causar um forte efeito laxativo.




                                                                                            Por Carolina Ramos


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário